segunda-feira, 18 de fevereiro de 2013

O uso da mídia nas escolas


Atualmente o mundo Globalizado nos oferta uma gama de avanços tecnológicos, dos quais aprendemos a conviver com eles e a usá-lo em prol de facilitar a nossa vida diária, mas não temos todo o conhecimento para manipulá-los corretamente. Esse fato também permeia os espaços escolares, onde dispomos da tecnologia, mas na maioria das vezes, não sabemos utilizá-las como ferramenta pedagógica, proporcionando novas experiências pedagógicas.
As mídias fazem parte de nosso dia a dia de maneira muito mais constante que pensamos ter consciência. Não podemos nos esquecer que com o acelerado desenvolvimento tecnológico, as mídias atingiram um nível tal que permitem ao cidadão moderno conviver com a informação em tempo real e com seus efeitos multiplicadores, promovendo contribuições decisivas na vida da sociedade, que de uma forma acaba afetando também o nosso sistema educacional.
A integração da mídia na escola pode ser realizada em dois níveis: como recurso de ensino e como objeto de estudo. Como recurso de ensino o vídeo como a TV, também traz grandes contribuições para o ensino. Existe uma gama de variedades de programas de vídeo que podem ser utilizados na escola como: desenhos animados, vídeos da Internet, comerciais, programas como TV Escola, propagandas, informativos, produções realizadas pelos alunos e outros.
Devemos ter alguns cuidados com a utilização antes de usar esse recurso. Para sua utilização devemos levar em conta o planejamento do professor, priorizando os objetivos a serem desenvolvidos durante a sua aula, a fim de efetivar a aprendizagem.
A utilização do vídeo exige prioritariamente uma checagem inicial dos aspectos técnicos (qualidade do material, qualquer que seja duração, cor, som, imagem) e pedagógicos (aspectos mais importantes, cenas, adequação à faixa etária, linguagem, assunto, outros).
Não podemos mais pensar em educação de qualidade, sem que as novas tecnologias estejam colocadas lado a lado. Almejamos que a escola leve o aluno a interagir com esse universo de multiplicidade que as tecnologias nos proporcionam.
A escola deve assumir esse novo desafio da era midiática, sendo difusora de novas tecnologias, de novos conhecimentos, a fim de permitir que seus alunos tenham chances de participar da concorrência de mercado de trabalho, cada vez mais exigente.


Com a presença da mídia nas escolas, irá facilitar bastante o aprendizado dos alunos. Achei este vídeo muito interessante. Vamos assistir e refletir sobre a importância da mídia nas escolas? 






Nenhum comentário:

Postar um comentário